terça-feira, 7 de setembro de 2010

III Congresso de Assistência Farmacêutica da Amazônia Brasileira

O primeiro dia do congresso.
Belém sediou em agosto um dos maiores eventos farmacêuticos da região amazônica.

Foram três dias, mais de 500 Congressistas, entre convidados, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde, dos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Maranhão, Ceará, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo e mais de 50 trabalhos científicos, que envolveram instituições de ensino e de gestão da região.

Idealizado pela farmacêutica Ana Célia Moura, do Amazonas, o Congresso de Assistência Farmacêutica da Amazônia Brasileira chegou a Belém na sua terceira edição, organizado pela Faculdade de Farmácia da UFPA e Coordenação Estadual de Assistência Farmacêutica da Sespa.

Segundo o professor Marcos Valério da Silva, coordenador da Faculdade de Farmácia, o Congresso foi uma iniciativa importante pois permitiu a discussão entre estudantes, docentes, gestores, trabalhadores da área de saúde e a comunidade em geral de temáticas extremamente relevantes ao contexto amazônico.
 
O secretário de Saúde de Castanhal (PA), Kleber Miranda, padrinho do evento, expôs as dificuldades enfrentadas como gestor e lembrou que antes a Sespa adquiria os medicamentos e encaminhava aos municípios, enfrentando entraves a serem superados. Hoje, os municípios recebem recursos para adquirirem os medicamentos, conforme seu perfil epidemiológico. "Isso melhorou o acesso, mas ainda enfrentamos dificuldades por falta de capacidade de gestão" , explicou.

Ele alertou que a Amazônia Legal precisa ser tratada de forma diferente pelo Ministério da Saúde, porque a realidade é muito diferente das demais regiões brasileiras, principalmente, no que tange a extensão territorial e dificuldade de acesso.

Segundo Kleber, o SUS precisa de profissionais mais qualificados e compromissados, para evitar encaminhamentos desnecessários, por exemplo, que oneram muito o Sistema. "É preciso identificar, de forma correta, o problema do paciente", frisou.

Para Karen Sarmento, do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, "os desafios são enormes, mas já houve grandes avanços na ampliação do acesso e financiamento da assistência farmacêutica". Ela também ministrou a palestra "Assistência Farmacêutica no Brasil", tendo como mediadora, a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Sespa, Cristina Maués.


Prof. José Augusto Cabral de Barros no terceiro dia do congresso.

A coordenadora geral do congresso, Marselle Nobre de Carvalho, avaliou que, apesar de todas as dificuldades para a realização do evento, os objetivos foram atingidos. "Reunimos em um mesmo espaço, durante três dias, gestores, trabalhadores, pesquisadores, professores e estudantes da área da saúde, bem como usuários do SUS e pessoas de outras categorias profissionais, como administradores, psicólogos, entre outros, para discutir a assistência farmacêutica e o uso racional de medicamentos na região amazônica. Contamos com a presença palestrantes importantes para o debate, como Dra. Lore Lamb, assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Dra. Maria Eugênia Cury, Dra. Ana Paula Massera e Dra. Robelma Marques (ANVISA), Dra. Karen Sarmento (DAF/MS), Dra.Silvana Nair Leite (UNB), Dra. Mary Anne Bandeira (NUFITO-CE) e Dr. José Augusto Cabral de Barros (UFPE). Além desses, tenho que destacar a honra de termos trazido o Dr. José Augusto Alves Dupim, um dos pioneiros da assistência farmacêutica no Brasil. Vale ressaltar que, além da extensa programação científica, realizamos 08 minicursos ministrados por profissionais de renome regional, nacional e até internacional. Destaco a vinda do Prof. Wellington Barros, da Universidade de Sergipe, e da Dra. Sonja Macedo, vice-presidente da Associação de Farmacêuticos Atuantes em Logística (ANFARLOG). Portanto, posso dizer que o congresso foi um sucesso para nós e para a região".

Ao final do congresso, a comissão científica anunciou as menções honrosas e a comissão organizadora procedeu a leitura da Carta de Belém. O documento encontra-se na íntegra no site do congresso (www.geraweb.net/congressoafamazonia).


Fonte: Isaude.net, O Diário do Pará (terça-feira, 27/07/2010, 16h08), Carta de Belém - III CONAFAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário