segunda-feira, 20 de setembro de 2010

HORUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica

Dados, informações e conhecimento são fundamentais para a tomada de decisões. Informações confusas, contraditórias e de péssima qualidade resultam em decisões erradas, falhas e inadequadas. Em saúde, os dados e as informações podem significar a vida de um indivíduo. Qualquer falha na coleta, organização e fornecimento de informações pode levar o gestor em saúde a optar pela solução inadequada ao problema ou pior: pode prejudicar a capacidade analítica e percepção dos problemas, dificuldades, fragilidades, conquistas, avanços e perspectivas no setor saúde.

O Ministério da Saúde possui uma gama variada de sistemas de informação em saúde que, se bem utilizados, auxiliam os gestores em suas decisões tomadas de modo isolado ou compartilhado.

Apesar dos avanços na Assistência Farmacêutica do país, até o ano passado ainda não havia um sistema de informações sobre medicamentos, que permitisse o controle, o acompanhamento, a avaliação e a análise da seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição e dispensação de medicamentos, de acordo com os componentes (básico, estratégico e especializado) e a esfera de gestão.

No final do ano de 2009, o Ministério da Saúde lançou o HORUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica que, em última instância, é uma excelente "ferramenta" de apoio a gestão da Assistência Farmacêutica nos estados e municípios.

Para implantar o HORUS,  os municípios necessitam de uma estrutura composta de computador, impressora e acesso a internet nos estabelecimentos de saúde:

• Microcomputador Pentium III, 128 MB de memória;
• Internet Explorer 7 ou Firefox 3.5;
• Impressora: matricial, jato de tinta ou laser;
• Conexão de acesso à internet de 1 MB;
• Java: http://www.java.com/pt_BR/ (gratuito);
• Adobe Reader: http://get.adobe.com/br/reader/ (gratuito).


Fonte: DAF/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário