quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Homenagem ao Dia Nacional do Farmaceutico

Hoje acordei pensando no que escrever neste blog para homenagear um profissional essencial para a sociedade: o farmacêutico. Entre todos os textos que li e as coisas que rascunhei, sem encontrar nada tão profundo e representativo, acabei recebendo no final da manhã um email de uma grande amiga farmacêutica, a professora Joice Cruciol, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com um link para página do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEL. Ao clicar no link, percebi que havia encontrado o texto que eu procurava. Simplesmente a Joice escreveu a bula do farmacêutico.


Parabéns a todos que exercem a profissão com dignidade, honradez e orgulho!

 
FARMACÊUTICO®
 
COMPOSIÇÃO:
Ética e bioética        _____________________  Original de Fábrica (21 anos ou +)
Preocupação e cuidado com ser humano _____  Original de Fábrica (21 anos ou +)
Conhecimento técnico        _______________   Formação Acadêmica (4 anos ou +)
Habilidades de comunicação especial ________  Trabalho e/ou pós-graduação (2 anos ou +)
Inteligência Emocional ____________________  QSP Um Profissional FARMACÊUTICO!
 
INDICAÇÃO:
Indicado para promover a saúde, prevenir e controlar doenças com o uso de medicamentos, realizar e interpretar exames laboratoriais, produzir medicamentos e garantir sua qualidade, assumir com o paciente a resposabilidade pelo Uso Racional dos Medicamentos (URM), ou seja, que sejam respeitados os cinco preceitos: 1) Paciente certo, 2) Fármaco (Princípio Ativo) e Medicamento (produto) certo, 3) Dose (quantidade) certa, 4) Tempo (Duração e Intervalos) certos e 5) Custo certo.
 
EFEITOS:
Realiza seu trabalho com dignidade e nas suas indicações precisas. Monitora a utilização de medicamentos para garantir que o usuário utilize medicamento apenas quando é Necessário, Efetivo, Seguro e Conveniente ao seu estado farmacoterapêutico/clínico.
 
MECANISMO DE AÇÃO:
Atua com educação, lisura, respeito e humanismo, agregando seus conhecimentos técnicos e habilidades de comunicação especiais, assumindo a co-responsabilidade pela produção, qualidade e utilização do medicamento.
 
CONTRA-INDICAÇÃO
Evitar menosprezar e subestimar os conhecimentos técnicos e habilidades do FARMACÊUTICO®, evitar explorar apenas o lado ‘comercial’ de sua profissão, evitar confundir o “Balconista” com ele e evitar exigir diagnósticos clínicos como se ele fosse um “Médico”.
 
POSOLOGIA:
Recorrer ao FARMACÊUTICO® SEMPRE que receber uma receita médica e quando resolver se automedicar. Procure SEMPRE o FARMACÊUTICO® e tire suas dúvidas com ele ao perceber o início de sintomas leves (que possam ser aliviados por um medicamento simples, ou quando precisar da avaliação de um profissional da saúde para melhor encaminhamento para diagnóstico médico). Ele saberá lhe informar se o caso é grave e necessita uma consulta médica.
 
PRECAUÇÃO:
Manter o FARMACÊUTICO® sempre próximo das crianças, adultos e idosos, principalmente quando utilizarem vários medicamentos ou produtos de uso contínuo.
Observar qualidade da comunicação e prazo da validade dos conhecimentos técnicos, a fim de evitar efeitos tóxicos.
 
EFEITOS ADVERSOS:
FARMACÊUTICO® de excelente qualidade apresenta mínimos efeitos colaterais e adversos, apresentando benefícios maiores que riscos. Os itens "Originais de Fábrica" são de responsabilidade "genética", entre em contato com o fabricante. Os desvios de qualidade ou efeitos adversos observados devem ser notificados aos setores correspondentes.
 
FALHAS DE QUALIDADE OU TOXICIDADE:
Se o FARMACÊUTICO® apresentar falhas de qualidade ou for ignorado em seu local de trabalho e função, os efeitos tóxicos mais comuns serão: 1) falta de obtenção do efeito desejado dos medicamentos, falta de solução e falta de controle dos problemas de saúde , 2) obtenção de reações e efeitos adversos dos medicamentos utilizados por falta de orientação adequada, 4) falta de adesão ao tratamento por falta de ensino e educação ao paciente sobre a importância disso, 5) complicações orgânicas por combinações de medicamentos incorretos, 6) aumento nos gastos com medicamentos, devido à aquisição, uso inadequado e estoque em casa de produtos indevidos.
 
INTERAÇÕES:
O FARMACÊUTICO® deve interagir com todos os profissionais da saúde, respeitando os limites de atuação de cada um e no âmbito do medicamento, insumos e correlatos. Os efeitos provenientes destas interações devem sempre ser benéficos ao paciente, aos gestores e aos profissionais entre si. Outros profissionais também poderão interagir com o FARMACÊUTICO® e se beneficiar de seus conhecimentos. Interações prejudiciais poderão ocorrer se o prazo de validade estiver vencido ou quando as informações forem obtidas em fontes duvidosas. Certifique-se da qualidade do profissional!
 
CONSERVAÇÃO:
Mantenha o FARMACÊUTICO® em local de destaque na equipe de saúde, com identificação clara e sob constante atualização de seus conhecimentos e habilidades, para a MELHOR obtenção de seus efeitos!
  "FARMACÊUTICO= Fazendo a diferença na informação sobre medicamentos!"
 
"USUÁRIO: Se tiver dúvidas AO UTILIZAR UM MEDICAMENTO, pergunte ANTES ao FARMACÊUTICO!"
 
*Esta empresa não se responsabiliza pelos componentes "Originais de Fábrica" e que podem causar efeitos individuais e adversos desconhecidos de cada FARMACÊUTICO®"
 
Farm. Resp. (pelo texto e site):
Profa Dra. JOICE M. CRUCIOL E SOUZA, CRF-PR
Chefe Depto. Ciências Farmacêuticas – DCF
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário